“90% dos acidentes de trânsito no Brasil, acontece por falha humana”
Dirigir de forma defensiva é planejar suas ações no trânsito de forma preventiva, para evitar acidentes.
Direção defensiva, explicando de maneira bem simples e objetiva, é agir de maneira calculada e responsável na direção de um veículo, independentemente das condições externas. Isso inclui o planejamento do percurso que será feito, do princípio ao fim e com todos os detalhes.
É necessário que o motorista tenha plena atenção, focado e consciente de todas as ações realizadas, podendo assim agir precisamente e com agilidade caso tenha algum imprevisto.
O retrovisor é elemento fundamental para que o condutor esteja atento, a tudo que acontece à sua volta, para que não seja pego de surpresa, antecipando situações de risco.
A condução defensiva é indispensável, trata-se de uma forma de praticar e consciente de utilização do veículo.Uma maneira de dirigir mais seguro, reduzindo a possibilidade de envolvimento em acidentes de trânsito, apesar das condições adversas.
O hábito da manutenção preventiva e periódica gera economia e evita acidentes de trânsito
O desgaste de um componente pode prejudicar o funcionamento de outros e comprometer a sua segurança. Isso pode ser evitado, observando a vida útil e a durabilidade definida pelos fabricantes para os componentes, dentro de certas condições de uso. Para manter seu veículo em condições seguras, crie o hábito de fazer periodicamente a manutenção preventiva. Ela é fundamental para minimizar o risco de acidentes de trânsito. Respeite os prazos e as orientações do manual do proprietário e, sempre que necessário, use profissionais habilitados.
Uma manutenção feita em dia evita quebras, custos com consertos e, principalmente, acidentes.
O respeito à pessoa e a convivência solidária tornam o trânsito mais seguro!
Nesse sentido, a direção defensiva tem por trás a antecipação de riscos, o não abuso da confiança e da máquina e, mais do que isso, uma postura de preocupação com a segurança de todos aqueles que utilizam as vias públicas, seja em vias urbanas ou em rodovias.
A melhor forma de definir o conceito é recorrer ao Manual de Direção Defensiva do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Segundo ele, direção defensiva “é a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via”.
É desse modo que você evita acidentes e mortes no trânsito.
Grande parte dos desastres nas estradas são causados por falha humana.
Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, essa é a causa de 90% dos acidentes de trânsito no Brasil.
É preciso ter muita atenção e paciência para ser um condutor que age defensivamente. A direção defensiva reduz o número de acidentes e faz com que o seguro auto não eleve o preço nos próximos contratos.