A escolha errada pode acarretar em um menor aproveitamento da potência do motor ou mesmo em problemas mecânicos. Isso mesmo. Abastecer subitamente com gasolina aditivada um carro que há anos recebe apenas a comum pode causar o entupimento dos bicos injetores e dos carburadores.
Na relação custo-benefício, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) afirma que, em grandes centros urbanos, onde é comum a situação “anda e pára”, vale à pena abastecer o carro com gasolina aditivada. Entretanto, as vantagens são reduzidas consideravelmente quando as velocidades médias são altas, como nas viagens em auto-estradas. Neste caso, recomenda-se o uso da gasolina comum.
Qual a diferença na composição da gasolina comum e aditivada.
Os dois combustíveis são fabricados de maneira similar. No entanto, a gasolina aditivada é a comum com o acréscimo de aditivos dispersantes e detergentes. Essas substâncias limpam o sistema de alimentação do automóvel, inclusiva as válvulas de admissão, motor e bicos injetores. Esse é o principal benefício da gasolina aditivada, já que ela impede o acúmulo de resíduos e evita o entupimentos. Por outro lado, a octanagem dela e da comum é a mesma, de pelo menos 87. Esse termo designa a resistência do combustível à pressão sofrida na câmara de combustão existente no motor.
A octanagem evidencia qual a capacidade de resistência do combustível uma possível detonação. Quanto maior for a octanagem, maior é a possibilidade de trabalhar com altas taxas de compressão no motor. Na prática, isso só faz diferença em esportivos de luxo, que alcançam mais de 200 km/h.
Qual é o cálculo para entender qual combustível vale mais a pena?
Os carros flex permitem colocar gasolina e etanol. Nesse caso, vale a pena usar a fórmula: valor da gasolina x 0,7. Se o resultado for menor que o valor do álcool a gasolina é recomendada.
Esse cálculo é embasado na ideia de que o consumo de etanol é de que aproximadamente 70% maior que o da gasolina. Porém vários fatores podem interferir nessa contabilização, como a potência do motor, trajeto que será realizado na estrada ou na cidade.
Por isso, essa fórmula nem sempre é válida, criada no início dos carros flex. Com a mudança da tecnologia nos últimos anos, o melhor é conferir o consumo direto do seu veículo para cada um dos combustíveis.
Depois, faça a mesma coisa com a gasolina comum e a aditivada. anote os resultados e faça o comparativo preciso para o seu veículo. Você ainda pode usar a quilometragem conquistada e dividir pelo valor empregado para achar a razão entre quilômetros e real gasto.
Por exemplo: Se você colocar R$ 50,00 de gasolina comum e fez 150 km, o resultado foi de 3 km/real gasto. Agora imagine que abasteceu o mesmo valor de aditivada, mas rodou 250 km. Nesse vaso, fez 5 km/real gasto. Conclusão – Compensa a gasolina aditivada.
Lembre-se ainda de que a gasolina comum contém etanol anidro, ou seja, sem água. O percentual máximo é de 27%. Além disso, o etanol dos postos de gasolina possui aproximadamente 5% de água.
Definir se é melhor gasolina comum ou aditivada depende de muitos itens tratados acima. A segunda tem o benefício de fazer a limpeza do sistema de combustível, mas o ideal é consultar o manual do fabricante e fazer o cálculo que indicamos. Assim, você evitará arrependimentos.
Quais são os benefícios em relação à parte mecânica?
Nesse caso a aditivada é melhor porque ela garante a limpeza dos componentes do motor e de todo o sistema pelo qual o combustível passa. ao usar a comum será necessário aplicar outros aditivos para evitar o acúmulo de resíduos.
O problema dos aditivos é que se sabe pouco sobre eles e existem marca que até corroem algumas peças metálicas. Por isso é preciso ter atenção e nunca adicionar uma substância de etanol na gasolina e vice-versa.
Ainda se deve atentar a um detalhe importante: um carro que sempre usou gasolina comum deve evitar a troca para a aditivada. Se essa ação for realizada é preciso realizar uma limpeza para impedir o entupimento do carburador e bicos injetores.
Se o carro for flex, qualquer tipo de gasolina pode ser adotado, porque o motor está programado para receber mais de um modelo de combustível. Por isso, inexistem problemas na hora de fazer a alteração.
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