Com os dados alarmantes, o principal desafio é conscientizar motoristas e passageiros sobre a importância do cinto de segurança.
No banco da frente reduz o risco de morte em 45% e, no banco traseiro, em até 75%, segundo estudo realizado pela Abramet.
Utilizado com mais intensidade nas cidades urbanas, o cinto é obrigatório.
A conversa sobre esse equipamento é antiga e gera discordância, mesmo com a obrigatoriedade.
Desde 1997 o uso de cinto de segurança é obrigatório em todo o território brasileiro.
Lei, determinada pelo artigo 65 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro, a regra provoca multa se for descumprida, porém na maioria das vezes, somente o motorista respeita a lei. Algumas pessoas não dão a devida importância para o uso do cinto de segurança mesmo estando elencado entre os principais fatores de risco à segurança viária no – Plano Global da ONU.
O principal desafio a ser superado é conscientizar motoristas e passageiros sobre a importância do cinto de segurança, pois os dados são alarmantes.
Em São Paulo, cidade mais populosa do Brasil, a ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo realizou uma pesquisa sobre o uso do cinto de segurança nas rodovias, que apresentou números preocupantes.
– 53% dos passageiros que transitam no banco traseiro não utilizam o cinto
– 15% dos passageiros no banco dianteiro, não utilizam
– 13% dos motoristas não usam cinto de segurança
A última informação obtida foi no levantamento de 2012 a 2014 expondo que 69,4% dos passageiros de bancos traseiros que morreram em acidentes nas rodovias estavam sem cinto de segurança.
Utilizado no banco da frente reduz o risco de morte em 45% e, no banco traseiro, em até 75%. Em 2013, outro levantamento apontou que 80% dos passageiros do banco da frente deixariam de morrer se os cintos do banco de trás fossem usados com regularidade. Segundo estudo realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – (Abramet)
Devemos sempre estar atentos e estar seguros, quando estiver pegando uma carona, um táxi ou qualquer serviço de transporte, sempre exija todos os mecanismos de segurança do carro. Conscientização é algo que deve ser em conjunto, só dessa maneira vamos nos respeitar, por isso, nunca deixe de usar o cinto de segurança.