A revisão periódica e sistêmica em equipamentos como veículos, é baseado em histórico de quebras, funcionalidade ou até histórico de revisões periódicas já realizadas. Ou seja, a revisão é para garantir a integridade e confiabilidade da motocicleta durante seu uso.
Para evitar o trânsito caótico das cidades, muitas pessoas estão optando por adquirir uma moto, pois é um veículo que permite o transporte rápido e fácil. Com o alto índice de uso a moto, como todo equipamento sofri danos e esses danos precisam ser corrigidos periodicamente.
Fazer a manutenção preventiva é uma atitude muito importante para os proprietários de qualquer tipo de veículo, pois isso traz mais segurança, ajuda a economizar dinheiro e evita que você fique na mão. Dentro desse contexto, conhecer as peças da moto que estragam com mais frequência e precisam de atenção, é fundamental.
Por incrível que pareça, muitos motociclistas não sabem ao certo quais são os itens que merecem olhos mais atentos no dia a dia. E mesmo que você já saiba, vale a pena dar uma conferida no conteúdo que preparamos a seguir:
1 – Velas de ignição
É pouco provável que as motocicletas com sistemas de injeção eletrônica apresentem os mesmos problemas em comparação com as tradicionais velas de ignição das motos carburadas. Essa peça quando está com defeito, impede que a moto tenha um bom funcionamento ou até mesmo de ligar.
2 – Cabos de embreagem
Os cabos de embreagem empregados nas motocicletas podem facilmente se desgastar sem realizar lubrificação adequada. Um cabo rompido ou deteriorado pode tornar o seu manete da embreagem rapidamente inoperante. No entanto, é necessário observar o posicionamento da manete: muitas vezes a manete torta é o maior causador do rompimento do cabo.
3 – Embreagem
A embreagem é composta por discos de fricção com a função de transmitir a rotação do motor para as engrenagens até chegar nas rodas. Ao longo do tempo, com a utilização alta a peça se desgasta e em alguns casos quebra.
4 – Pistões e Comando de válvula
Não economize na manutenção.
Quando ocorre uma falha no motor, o pistão é a peça que recebe o impacto do estrago. É comum que uma corrente de comando também seja afetada, distorcendo o formato das peças de tal maneira que se tornam irreconhecíveis depois de um tempo.
5 – Freios
Existe muitas motos com freio a tambor, hoje em dia boa parte das motocicletas conta com discos de freio ao menos na dianteira. Por causa da frequência no atrito entre as peças, o desgaste atinge as pastilhas e também o disco.
- Cada seguradora estabelece suas próprias exclusões gerais, porém reunimos as mais usuais para o seguro de moto.
- Danos causados por negligência do segurado. Ex: passar o sinal vermelho de um cruzamento;
- Atos de hostilidade, guerra, rebelião, tumulto, motim, invasão de território e atos similares que perturbem a ordem política e social do país. Ex: Danos causados por vândalos no meio de um protesto;
- Roubo e furto dos acessórios no veículo. Ex: baú da moto, capacete e luva.
- Ação proposital, omissão ou roubo/furto que tenham ocorridos por beneficiários do segurado, como sócios, cônjuge, ascendentes ou descendentes, afinidade, adoção, bem como a quaisquer parentes ou pessoas que com ele residam e/ou dependam economicamente. Ex: A moto é roubada pelo enteado que é dependente do segurado;
- Perda e danos causados por estelionato, apropriação indébita, extorsão e furto mediante fraude;
- Perdas e danos causados a pintura, pneus, vidros e etc;
- Indenizações por danos estéticos;
- Eventos que não sejam decorrentes a roubo/furto (quando contratado apenas essa cobertura). Ex: Foi contratado apenas cobertura de roubo e furto, o segurado não será indenizado por outras situações, como danos a terceiro;
- Prejuízos financeiros ou lucros cessantes. Ex: dinheiro ou joias deixadas no bauleto da moto;
- Sinistro em que a cobertura não foi contratada. Ex: o segurado só ficará coberto nos itens contratados. Por exemplo, se ele contratou cobertura de roubo e furto, ele só ficará coberto nessas situações;
- Desgaste pelo uso, falha do material, defeito mecânico ou na instalação elétrica. Ex: no caso da moto ter defeito no motor;
- Danos decorrente a uso do veículo em locais inapropriados, como rios, praia, estrada impedidas e outros, mesmo que tenha sido autorizado pelos órgãos competente;
- Convulsões da natureza (exceto aquelas contratadas). Ex: furacão, vendaval, granizo e similares.
Caso das informações do segurado forem mentirosas, omissas, não condizem com a realidade ou de má fé, o segurado perderá o direito de indenização. Por isso é importante prestar muita atenção no momento de informar os dados, porque mesmo se o erro seja sem querer, pode trazer dor de cabeça mais tarde.
Vale lembrar que no caso de você contratar um seguro não-compreensivo, há a presença de mais riscos excluídos nas condições gerais, como a falta de cobertura em casos de danos parciais (menos de 75% do veículo).
Para não ser pego de surpresa, conhecer bem a sua apólice e condições gerais do seguro, é importantíssimo, além de tirar todas as dúvidas com a sua corretora.