Todos os motoristas estão vulneráveis a acidente, mesmo os condutores mais experientes e também cautelosos podem colidir com outro veículo ou até mesmo atropelar uma pessoa, por exemplo, e nesses casos será necessário arcar com os custos médicos, reparos de bens materiais e outras questões geradas pelo acidente.
Em 2020 a cobertura de terceiros, conhecida como Responsabilidade Civil Facultativa (RCF-V), substituirá o DPVAT, seguro que será extinto no próximo ano.
A cobertura RCF-V, visa reembolsar ao segurado a indenização à qual seja obrigado, judicial ou extrajudicialmente a pagar em consequência de danos corporais e materiais involuntários causados a terceiros.
Dependendo do contrato, o seguro de Responsabilidade Civil cobrirá os danos materiais, corporais e morais.
É possível adequar o valor e a extensão do serviço de acordo com as preferências do contratante.
Os principais danos cobertos são:
Materiais: o seguro cobre despesas com conserto do veículo, funilaria e pintura, reparos em residências (caso ocorra colisão com um muro ou fachada), entre outros;
Corporais: se o acidente causar lesões corporais a terceiros, a cobertura será aplicada nas despesas hospitalares, em tratamentos de fisioterapia e indenizações por morte ou invalidez;
Morais: alguns contratos também oferecem uma proteção extra, útil caso a vítima do acidente tenha de ser indenizada para o pagamento de cirurgias estéticas ou tratamento psicológico, por exemplo.
Como funciona o pagamento da indenização?
A cobertura deve ser acionada sempre que o segurado for o causador do acidente e tiver assumido a culpa, porém, ele não pode utilizá-la para si mesmo, apenas para arcar com os prejuízos de outras pessoas.
É imprescindível avaliar bem a abrangência da cobertura, pois a seguradora pagará os danos até o valor máximo da indenização contratada.
As despesas que ultrapassarem essa quantia serão de responsabilidade do causador do acidente.
Esse tipo de seguro não tem franquia, o que significa que não haverá custos extras ao acioná-lo, contudo, o cliente perderá uma classe de bônus na renovação do seguro.
Como fazer o seguro com cobertura de terceiros?
Normalmente, o serviço é contratado como extensão do seguro do carro, oferecendo proteção total ao motorista.
Algumas empresas permitem um contrato exclusivo para danos a terceiros, que é indicado, por exemplo, para proprietários de carros que não são aceitos pelas seguradoras.
Como vimos, além da proteção de seu automóvel, é importante investir em uma cobertura de terceiros para evitar grandes perdas financeiras caso você se envolva em um acidente, por isso, busque uma boa seguradora e veja qual a melhor opção.