Sim, é possível emplacar um carro sem despachante. Algumas pessoas até sabem dessa possibilidade, mas não fazem ideia de como realizá-la. O mais importante nesse caso é apenas se manter atento a todos os prazos existentes.
Caso você exceda os 15 dias de prazo para emplacar um carro sem despachante ou com o auxílio de um profissional, você corre o risco de ser multado, perder pontos na carteira e ainda ter o veículo apreendido.
Para te ajudar na tarefa de emplacamento do carro sem despachante, criamos um artigo completo com todas as etapas. Confira esse processo, bem simples que pode ser feito por você.
1ª Etapa – Faça a vistoria veicular
O primeiro passo para emplacar um carro sem despachante é levar o veículo a um dos postos de atendimento do CIRETRAN mais próximo de você, para que uma vistoria seja realizada no veículo.
Nesta etapa você receberá um decalque com a numeração do chassi.
2ª Etapa – Apresentando os documentos no Detran
Após a vistoria feita, é preciso que você se encaminhe a unidade do Detran da sua cidade, munido do decalque com a numeração do seu chassi, e os seguintes documentos:
Documento oficial com foto e CPF;
Comprovante de endereço recente;
Nota fiscal ou nota eletrônica do veículo;
Cópia e original do contrato de financiamento, nos casos de veículos financiados.
Vale a pena visitar o site do Detran do seu Estado antes de fazer se encaminhar até a unidade para que tenha certeza de quais são os documentos devem ser apresentados nessa ocasião.
3ª Etapa – Pague a taxa de emplacamento
Ainda no Detran será preciso pegar a guia para o pagar a taxa de lacração do veículo. Depois que essa for paga, em uma das agências bancárias credenciadas, será preciso que você retorne ao Detran e procure pelo setor de classificação de placas. Onde você poderá decidir se deseja uma placa simples, ou se quer pagar uma taxa extra e poder personalizá-la.
4ª Etapa
vá até o setor que responsável pelo IPVA e o DPVAT e peça para que seus valores sejam calculados. E não se esqueça de pedir o formulário referente ao Renavam, devidamente preenchido e impresso. Depois que todas essas taxas forem pagas, encaminhe-se até a sessão de prontuários de veículos e finalize o processo.
5ª Etapa – Procure uma placa de veículos
Depois de realizar todos esses passos, será preciso esperar que o Detran finalize a preparação dos seus documentos. Assim que eles estiverem prontos, retire-os no posto de atendimento e procure por uma fábrica de placas de carro.
Será mais econômico emplacar um carro sem despachante porém será necessário ter tempo disponível para realizar tal função, pois o atendimento no posto do Detran poderá acabar levando horas para acontecer. Todos os cuidados são importantes para manter o carro apto para circular em todas as vias. Após todas essas etapas será necessário manter o carro seguro para qualquer tipo de imprevisto, confira com nossos corretores o melhor seguro.