O seguro auto completo inclui eventos da natureza, porém o motorista não pode agravar a situação.
Está dúvida é muito comum entre os proprietários de veículos, sobre a cobertura do seguro auto para enchentes e alagamentos. Durante o verão são recorrentes as fortes chuvas e alagamentos em todo o Brasil. A atenção precisa estar redobrada, pois é necessário se atentar no trânsito, buracos na via, e nos cuidados com os veículos durante as enchentes.
O temporal que atinge a cidade, muitas vezes causa alagamento e inunda diversos bairros, residenciais e comerciais.
Diante desse caso surgem as dúvidas.
– “Qual seguro será o melhor para o meu automóvel?”
– “Será que o meu seguro contempla enchentes e alagamentos?”
Bom! Para esclarecer essa questão tudo dependerá do seguro auto contratado para o veículo.
Se o seguro contratado foi apenas contra roubo e furto?
Neste caso o seu veículo não terá a cobertura contra enchentes e alagamentos, agora se o serviço contratado foi o seguro completo terá cobertura pois ele abrange colisão, incêndio, roubo/furto e eventualidades da natureza.
O seguro auto completo cobre alagamento/enchente, desde que o veículo não tenha sido colocado em risco. Por exemplo, existe um ponto de alagamento e o motorista tenta atravessar, neste caso o condutor assume total responsabilidade sobre o automóvel.
É recomendável, durante enchentes, alagamentos e inundações, não tentar dar a partida no veículo caso ele tenha morrido. Não se deve atravessar um trecho onde o nível da água esteja maior que o limite para travessias estabelecido pela montadora.
Na apólice de seguro não vem especificado que o seguro garante alagamento/enchente, essa garantia fica englobada na cobertura compreensiva. É possível ter maiores detalhes das garantias nas condições gerais.
Abaixo estão algumas dicas de como evitar danos em enchentes:
- Procure estacionar o veículo em local elevado e estacionamento fechado;
- Procure sempre tomar conhecimento das ruas e regiões com maior incidência de alagamentos e mude sua rota para não passar por elas;
- Não enfrente a enchente. Essa é uma atitude que pode colocar sua vida em risco, além de provocar danos ao seu veículo; Como não é possível observar o caminho em que está dirigindo, fica impossível saber dos obstáculos à sua frente (buracos, pedaços de madeira etc);
- Abandone o carro caso a água atinja a altura do batente. O veículo pode começar a boiar, o que coloca sua vida em risco, a partir desse nível procure se abrigar em local seguro e coberto, longe da correnteza, de árvores ou correntes elétricas.