“Por exemplo, ao sair de uma garagem ou num cruzamento, os condutores por hábito, acabam verificando os veículos que vêm no sentido da via, o motorista não está esperando um veículo na contramão. Dessa forma, fica mais difícil evitar um acidente”, explica Celso Alves Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito.
Apesar de obrigatório, muitos ciclistas não respeitam essa norma por acharem que é mais seguro trafegar na contramão. De acordo com estudos, apesar de enxergarem melhor os veículos é mais difícil frear para evitar uma colisão frontal do que diminuir a velocidade para evitar um atropelamento.
O que diz a lei!
De acordo com o Art. 58 do Código de Trânsito Brasileiro é proibida a circulação de bicicletas na contramão. Segundo o texto, os ciclistas devem trafegar nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.
Celso Alves, especialista e diretor do Portal do Trânsito explica: ao sair de uma garagem ou num cruzamento, os condutores por hábito, acabam verificando os veículos que vêm no sentido da via, o motorista não está esperando um veículo na contramão. Dessa forma, fica mais difícil evitar um acidente.
Em cima de uma bicicleta você é veículo, comporte-se como um.
Motivos para não pedalar na contramão
1. Soma das velocidades
O primeiro fator que deve ser levado em consideração para não andar na contramão, é que as velocidades se somam. Se você estiver pedalando a 25 km/h e um carro te acertar a 50 km/h. A velocidade do impacto será de 75 km/h onde as chances de sobrevivência são praticamente nulas.
2. Pedestres
Os pedestres, assim como os motoristas, estão observando os veículos que estão se movimentando no sentido correto da via. Quando o ciclista se movimenta na contra-mão, as chances de uma colisão com o pedestre aumentam muito.
3. Não é mais rápido e nem mais seguro
Ao contrário da crença popular, ciclistas que se integram ao fluxo normal de veículos chegam mais depressa ao destino. Quando você entra na contramão, tem que parar ou diminuir o ritmo a todo instante, enquanto integrado ao fluxo de veículos você desenvolve velocidades maiores, principalmente considerando-se a velocidade média, que é o que determina a duração do trajeto
De acordo com estudos científicos sobre colisões, ciclistas que pedalam na mão correta tem cerca de cinco vezes menos chance de colisão, comparados aos que fazem suas próprias regras em vez de se integrar às que já valem aos demais veículos.