Seguindo a regulamentação da SUSEP, a vistoria prévia é uma análise que a seguradora fará do veículo, verificando as condições em que o carro se encontra, se existe algum desgaste ou algum problema que impeça uma determinada cobertura.
Esse procedimento costuma ser realizado em um posto credenciado à seguradora ou com um especialista indo até o local onde o cliente se encontra.
Antes de fazer o seu primeiro seguro auto, é necessário passar por uma série de procedimentos. Dessa forma, a seguradora realiza avaliações para que a cobertura, de fato, comece a valer. A vistoria prévia é uma dessas etapas. Na prática, a vistoria é uma inspeção que deve ser realizada no veículo após o cliente aceitar a proposta do seguro.
Por falar em seguro de carro, é muito importante que você faça a contratação desse serviço para garantir sua segurança. Afinal, o seguro protege seu veículo em diversas situações. Desde roubo ou furto, com o pagamento da indenização até danos decorrentes de sinistros que causem perda total ou parcial do automóvel. Além disso, também recebe apoio da assistência 24 horas se houver necessidade, entre outros benefícios.
Vistoria prévia
A vistoria prévia existe para analisar uma série de pontos referentes ao automóvel, por exemplo a existência do veículo, quais são as condições que ele se encontra, se a sua documentação está correta, entre outros fatores, afinal, a seguradora precisa verificar se o carro se encontra em uma situação pela qual possa receber a cobertura.
Todos estes pontos são importantes para que o seguro auto possa ou não ser aceito pela seguradora.
Existem, basicamente, duas formas para que a vistoria prévia seja realizada. Uma delas é o agendamento para que ela ocorra em um local de sua escolha. Nessa modalidade, a sua corretora entra em contato com a empresa indicada e marca um horário, previamente combinado com você, para que o especialista vistorie seu veículo na sua casa ou onde você trabalha, por exemplo. A outra forma é ir até um posto credenciado pela seguradora para fazer a inspeção.
Quando devo fazer a vistoria prévia do seguro auto?
Os momentos em que a vistoria prévia do seguro auto deve ser realizada são os seguintes: além do momento da compra do primeiro seguro para um carro usado, existem outras situações que “pedem” a vistoria:
Contratação do primeiro seguro para um carro seminovo ou usado;
Substituição por um outro veículo usado ou seminovo no seguro;
Inclusão ou ampliação de novas coberturas no seguro;
Renovação do seguro auto em outra companhia porém em determinadas situações a vistoria pode ser dispensada.
Quando a vistoria não é exigida?
Não é preciso fazer a vistoria para fechar um seguro quando seu carro for 0 km ou no momento de uma renovação dentro da vigência que não terá alterações nas coberturas. Mas, isso é válido desde que o veículo não tenha sofrido mudanças em suas características.
A recomendação é que você faça o quanto antes a vistoria, quando exigida, pois a mesma é obrigatória para aceitação do seguro.